Parque Renascer e Bosque da Esperança esperam receber mais de 50 mil pessoas no Dia de Finados

Cemitérios preparam programação religiosa e cultural com celebração de missas, chuva de pétalas e apresentação musical  

Para relembrar os entes que se foram e prestar suas homenagens, o Parque Renascer Cemitério & Crematório (BR 040, próximo ao Ceasa - Contagem – MG) e o Bosque da Esperança Cemitério Parque (Rua Aldemiro Fernandes Tôrres, 1.500, Bairro Jaqueline – Belo Horizonte – MG), preparam para o Dia de Finados, 02 de novembro (quarta-feira), uma bela programação religiosa e cultural durante todo o dia. Empresário e diretor dos dois cemitérios, Haroldo Felício explica que todos os detalhes foram pensados cuidadosamente para que as pessoas possam reverenciar seus mortos.  

O Bosque da Esperança dará início às suas atividades às 9 horas da manhã e encerrará às 16 horas e a expectativa é que passem por lá cerca de 40 mil pessoas. Os cuidados já começam do lado de fora, tendo a parceria da BHTRANS para organizar o trânsito. Nas dependências do cemitério serão oferecidos vários serviços, incluindo um posto de saúde para medição de pressão; duas ambulâncias com paramédicos de plantão e ainda serão instalados 20 banheiros químicos extras.

No hall principal serão realizadas quatro missas. A primeira, às 9h, será celebrada pelo Padre José Alves de Deus (Padre Zezinho) acompanhada dos músicos/cantores do “Ministério da Música”, da Igreja Belo Ramo. Logo após essa missa, um helicóptero sobrevoará o Bosque, lançando pétalas de rosas. Quem for ao Bosque também poderá usufruir de um recanto chamado Lago das Garças, que tem um límpido espelho d’água e seu entorno é todo arborizado com frondosos coqueiros e outras árvores.  

Já o Parque Renascer espera receber aproximadamente 20 mil pessoas e sua programação começa às 9 horas da manhã, com apresentação do grupo Take Five, interpretando os clássicos da música instrumental brasileira e internacional, e encerra às 15 horas, com a celebração da missa do padre Antônio Gouveia acompanhado do coral Agnus Dei. A direção do Parque está providenciando todos os detalhes para proporcionar conforto e segurança às pessoas que comparecerem neste dia.

Da Praça Sete se gasta cerca de 20 minutos até o local. Para as pessoas que vão de ônibus, o local é servido pela linha Campina Verde – 2440 e 2450, para os visitantes que vem de Belo Horizonte. Para os visitantes que saem de Contagem a linha é SC001C e 401B. Com apoio da Transcon (Contagem), profissionais vão sinalizar a Via Manoel Jacinto Coelho Junior que, neste dia, virará mão única no horário das 7h às 13h.

Prevendo ser um dia que tradicionalmente chove, a administração do Parque montará grande tenda branca para conforto dos presentes. Outro momento emocionante será a chuva de pétalas de rosas ao final da missa das 11h, lançadas do alto de helicópteros. Outro ponto alto da solenidade de Finados será o “momento de badalo” do imponente sino instalado numa torre projetada pelo arquiteto Carlos Alberto Viotti. Com este sino o Parque Renascer resgatou uma tradição quase extinta, a badalação de sino para anunciar o enterro de adultos e crianças.  

Programação completa

Bosque da Esperança
09 horas - Missa celebrada pelo padre José Alves de Deus (padre Zezinho) A missa será acompanhada pelo coral Ministério da Música da Igreja Belo Ramo.
10h30 - Chuva de pétalas
11 horas - Missa celebrada pelo padre Joaquim acompanhada pelo conjunto da igreja.
14 horas - Culto evangélico celebrado pelo pastor Ricardo Rocha, da igreja Getsemani.
16 horas - Missa celebrada pelo José Alves de Deus (padre Zezinho) acompanhada dos músicos /cantores do “Ministério da Música”, da Igreja Belo Ramo.

Parque Renascer
9 horas – Apresentação musical com o "Take Five", interpretando os clássicos da música instrumental brasileira e internacional.
9h30 – Inauguração do Jardim da Serenidade/Nicho de Ossário – benção do Padre Antonio Gouveia
10 horas – Celebração de missa pelo padre Antônio Gouveia acompanhado do coral Agnus Dei.
11 horas – Chuva de Pétalas - Logo após a missa, um helicóptero sobrevoará o Parque Renascer arremessando pétalas de rosas, num belíssimo e perfumado espetáculo.
11h15 - Apresentação do "Take Five".
13 horas - Culto evangélico com pastor Leandro
15 horas - celebração de missa do padre Antonio Gouveia acompanhado do coral Agnus Dei.

Sobre o Bosque da Esperança
O Bosque da Esperança Cemitério Parque tem 500 mil m², sendo que 70 mil m² são de bosque natural e preservado. Atualmente há 25 mil sepultados no local. Em 2010, no Dia de Finados, o Bosque recebeu 35 mil pessoas, sendo que oito mil foram de carro e 27 mil de ônibus e outros veículos. O ônibus que chega até o Bosque é a linha Jaqueline 2234 A (itinerário dos hospitais) ou linha Zilla Spósito 5534 – (Cristiano Machado). O Bosque ainda oferece  gratuitamente 600 vagas para carros.

Sobre o Parque Renascer
Inaugurado há nove anos, o Parque Renascer Cemitério e Crematório está situado num espaço de 170 mil metros quadrados de área verde. Localizado em área privilegiada o Parque fica próximo à BR 040 (saída para Brasília), logo depois do Ceasa, na estrada que vai para Contagem. Ele possui 10 mil concessionários e desde a sua inauguração tem 10 mil sepultados e 6 mil cremados. O Parque inaugurou recentemente as novas sedes da lanchonete e da flora, que foram totalmente reformadas e ampliadas com o objetivo de cada vez mais oferecer serviços de qualidade que surpreendam as pessoas.

 

Enquete

Qual o maior problema de Contagem na atualidade?